Foi realizado na última sexta-feira (26), no Auditório do Convento das Mercês, Centro Histórico de São Luís, a ANEJUF (Assembleia Nordestina de Entidades Juninas e Folclóricas da CONAQJ Nordeste). O evento ocorreu em parceria com a CONAQJ Maranhão e foi promovido pela Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão e Secretaria de Cultura de São Luís.
O evento contou com a participação do Secretário de Cultura, Turismo e Comunicação Social de Monte Alegre – RN, Francisco Pereira da Silva, que veio representando o dirigente da Entidade Estadual de Quadrilhas Juninas do seu estado. Teve ainda a presença do subsecretário de Cultura do Estado do Maranhão, Waldemir Nascimento, que conferiu de perto e aproveitou bem a manifestação popular dos quadrilheiros e mestres das danças populares, além de ouvir e responder as prospostas e reivindicações dos dirigentes de entidades de Juninas e Folclóricas dos nove estados do Nordeste.
Durante o evento foi debatido sobre a concepção e a efetivação do Campeonato Nordestino de Quadrilhas Juninas, como também o Campeonato de Majestade Junina e Casal de Noivos nordestino da CONAQJ Nordeste, evento que será realizado nos dias 8, 9 e 10 do mês de julho de 2022, em São Luís, e promete transformar a cidade na capital das Quadrilhas Juninas da Região Nordeste.
A ANEJUF foi Coordenada pelo presidente da Entidade Regional CONAQJ Nordeste, Josinaldo Flores e pelo presidente estadual da CONAQJ Maranhão, Ubiraci, mais conhecido como “Arerê Lambertini”, juntos, eles enfatizaram sobre a satisfação de poder acolher e de serem acolhidos pelos dirigentes estaduais de todos os nove estados da região nordestina, bem como, pelos mestres e brincantes das demais danças populares do Maranhão, que lotaram o auditório e falaram da satisfação de poder ter voz e vez junto aos projetos que contemplem e promovam as festividades juninas, folclóricas, artísticas e culturais na região nordestina, no estado do Maranhão e, em especial, na cidade de São Luís.
Comments