🔺 Wilson Lima prepara base forte com a participação de vários prefeitos
🔺 Deputada licenciada Alessandra Campelo faz visita a projeto na Reino Unido da Liberdade
🔺 Arthur e Amazonino cada vez mais próximos
🔺 Pros vai para os braços do governo estadual com mudança no comando nacional do partido
🔺 Bancada amazonense comemora mudança no Decreto de redução IPI
🔺 Produtos produzidos na Zona Franca de Manaus serão excluídos em novo decreto
🔺 Termina uma dor de cabeça e começa outra: mudança no IPI só vai sair se o congelamento do ICMS for aprovado
🔺 Bolsonaro vai assinar novo decreto, em Manaus, na semana que vem
🔺 Derrame de dinheiro falso no interior do Amazonas
🔺 Assembleia aprova porte de armas para atiradores esportivos
📰 Leia mais no Portal Folclore na Veia:
Prefeitos em volta de Wilson Lima
Pessoas próximas ao governador Wilson Lima estão otimistas em relação às articulações em andamento. Elas contaram que o ingresso do governador no União Brasil vai mexer para valer na base política do estado. Dentro desse cenário, estimam que pelo menos 30 prefeitos vão estar junto ao governador no novo partido. A filiação de Wilson Lima aconteceu na noite de ontem (9), em Brasília.
Alessandra Campelo faz visita a projeto social
Feliz demais por participar do café da manhã que marcou o início do ano letivo do Instituto Reino do Amanhã, que desenvolve um excelente trabalho social com as crianças aqui no Morro da Liberdade e bairros adjacentes.
Cada um de nós pode doar um tempinho e atenção para as instituições que transformam o mundo a sua maneira.
Obrigada a todas a a todos que coordenam essa bela iniciativa!
Arthur e Amazonino
Em escala crescente seguem as conversas entre o ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto e o ex-governador Amazonino Mendes, com grandes possibilidades de Amazonino ingressar no PSDB e viabilizar sua candidatura ao governo.
Novo caminho para o Pros
A mudança na direção nacional do Pros, conforme decisão da Justiça do Distrito Federal, vai levar o partido a ter novo perfil no Amazonas. O Pros vai mesmo se alinhar ao governo Wilson Lima, reforçando a base de apoio ao governo estadual.
Alívio temporário
O governador Wilson Lima (UB) anunciou ontem que o presidente Jair Bolsonaro aceitou fazer mudanças no Decreto que reduziu em 25% o IPI em todo o país, retirando os produtos fabricados na Zona Franca de Manaus da lista dos isentos e devolvendo assim a competitividade das empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus. Há informações de que Bolsonaro estará em Manaus no próximo dia 18 para assinar o novo Decreto.
Processo Produtivo Básico
A alternativa sugerida por técnicos, especialistas, políticos e a bancada amazonense no Congresso Nacional ao Ministério da Economia, foi retirar os produtos que tenham Processo Produtivo Básico, o chamado PPB, da lista. Na prática, apenas os produtos da ZFM e aqueles da indústria de bens de informática, telecomunicações e automação, sob o guarda-chuva da Lei de Informática, têm PPB, que é uma série de exigências feitas nas etapas de fabricação. Na produção de uma moto, por exemplo, é preciso que os pneus sejam fabricados no Brasil (na ZFM é a Michelin quem faz), os cabos são produzidos por pequenas fábricas de componentes ao redor das grandes indústrias e assim por diante.
Como ficam os demais
De uma forma mais fácil, uma moto que é fabricada fora da Zona Franca, por exemplo, pode importar todas as suas peças de outros países e não precisa de índice de nacionalização, exigido pelo PPB. Com a alteração no decreto, as indústrias que fabricam motos fora da ZFM vão ficar com a alíquota antiga do IPI e não terão a redução.
Comemoração nas redes
Os parlamentares amazonense em Brasília gravaram diversos vídeos comemorando a indicação de Bolsonaro de alteração no Decreto do IPI. Os senadores Eduardo Braga e Plínio Valério gravaram juntos destacando que “essa vitória não tem pai, é de todos nós”. O senador Omar Aziz fez uma live de seu escritório e Marcelo Ramos divulgou seu discurso em plenário e por aí seguiram quase todos.
Condição
O próprio Marcelo Ramos revelou que a condição de Bolsonaro para alterar o decreto do IPI é que seja aprovado o projeto que altera a cobrança do ICMS. Segundo Marcelo, esse projeto deve ser votado ainda nesta quinta-feira (10) no Senado e logo depois na Câmara dos Deputados.
Resistência
O projeto do ICMS é a nova dor de cabeça dos governadores, porque os estados vão perder receita e eles não estão aceitando a proposta de Bolsonaro. Secretários de Fazenda de todo o país se mobilizam contra o Projeto do ICMS.
Reunião com a indústria
Nesta manhã de quinta-feira os representantes das indústrias da Zona Franca e das categorias de trabalhadores vão se reunir com Wilson Lima que vai repassar a eles detalhes sobre a conversa com Bolsonaro.
Dinheiro falso
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) identificou um derrame de notas de 100 reais falsas, no interior do Estado, na cidade de Santo Antônio do Içá (a 880 quilômetros de Manaus). Os próprios comerciantes identificaram as notas falsas e denunciaram à polícia que, em operação, conseguiu apreender cerca de R$ 5,2 mil em notas falsas.
Porte de armas
A Assembleia Legislativa aprovou ontem o Projeto de Lei do deputado Delegado Péricles que autoriza os atiradores esportivos (caçadores, desportistas e colecionadores) a carregarem consigo (no corpo e não no estojo) as armas que usam. A alegação de Péricles é que eles precisam se defender de possíveis assaltantes que queiram roubar suas armas, ou seja, é uma atividade de risco. Vale lembrar que quem legisla sobre armamentos no Brasil é o Governo Federal.
SIGA O PORTAL FOLCLORE NA VEIA:
Facebook:
Instagram:
@folclorenaveiabr
Twitter:
@marciocaipira
FALE COM A GENTE
92 98422-1157
Comentários